1995 - 2014

Nossa história começou em 1995, quando ex-sócios do Banco Garantia, com ampla experiência no mercado, fundaram o Banco Modal S.A. no Rio de Janeiro(1).

Em 1999, expandindo nossos negócios, nos transformamos em um banco múltiplo com carteira comercial e de investimentos. Nesse mesmo ano, abrimos um escritório em São Paulo.

Ao longo dos anos que se seguiram, passamos a atuar também como administradores de recursos de terceiros, participamos da estruturação e coordenação de grandes operações no mercado nacional, fizemos parcerias estratégicas com grandes agentes internacionais, recebemos autorização para prestar serviços de custódia e escrituração, entre outros.

(1) Fundado por meio da aquisição do controle da Incisa S.A. Distribuidora de Valores Mobiliários que, após mudança de denominação para Modal S.A. Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, recebeu do Banco Central autorização para se transformar em banco de investimentos.

2015 - 2017

Nossa vocação para atuar com diferentes produtos e investimentos provocou uma oportunidade que, mais tarde, se tornaria uma transformação em todo o mercado.

Em outubro de 2015, notando a oportunidade de atender ao público pessoa física, lançamos oficialmente, por meio da Modal DTVM, o Home Broker modalmais, um canal de investimentos online focado na pessoa física, disponível pelo portal modalmais.com.br.

Com o Home Broker, passamos a oferecer produtos financeiros próprios e de terceiros para os investidores de varejo, o que representou um importante passo estratégico para nós.

2018

Em 2018, em outro movimento estratégico e decisivo da nossa história, criamos o modalmais, combinando a plataforma de investimento ao banco digital – integrados em um aplicativo único.

A partir daí, passamos a oferecer aos nossos clientes produtos bancários, tais como conta-corrente sem taxas de manutenção, pagamentos de contas, transferências (TED e DOC) e cartão de débito, iniciando, assim, uma nova fase calcada no fortalecimento e investimento em nossa estrutura tecnológica e no aumento da base de produtos e serviços oferecidos.

2019

Em 2019, com objetivo de focar no varejo, realizamos a cisão das atividades de administração e custódia de fundos estruturados (focados em ativos ilíquidos) para Modal Administração Fiduciária (MAF) – e, já no ano seguinte, concluímos sua venda para a Apex Group, provedora global desses serviços financeiros.

A nossa plataforma digital se tornou ainda mais robusta, com lançamento de app com novas funcionalidades e recursos.

Por meio de nossa unidade Mercado de Capitais, continuamos a oferecer para empresas soluções em M&A e fortalecemos nosso time de DCM (estruturação de dívida), nos beneficiando de nossa plataforma digital para distribuição dos produtos e ampliando o escopo das sinergias entre nossas operações.

2020

Em janeiro de 2020, diante do amadurecimento do mercado de agentes autônomos independentes (AAIs) e com o objetivo de gerenciar mais um importante canal de distribuição, realizamos a aquisição da Hub Capital, empresa voltada ao atendimento de agentes autônomos independentes, family offices e consultores de investimentos, inaugurando nosso canal B2B.

Também lançamos com exclusividade, e em parceria com a Visa, o primeiro cartão de crédito na América Latina com tecnologia Motion Code, oferecendo mais segurança aos nossos clientes para compras online.

Em junho de 2020, nos juntamos ao Credit Suisse, um dos maiores bancos de investimento e gestão de fortunas do mundo, com o objetivo de explorar oportunidades e sinergias. Assim, passamos a oferecer aos nossos clientes de maneira exclusiva no Brasil uma ampla gama de produtos originados e/ou distribuídos pelo Credit Suisse.

Em dezembro de 2020, recebemos de um grupo de investidores locais um aporte de capital no valor de R$ 258 milhões, trazendo um importante reforço para o fortalecimento de nossa estratégia digital.

Também em dezembro de 2020, encerrando um importante ano da nossa história, anunciamos a aquisição da Investir Juntos, uma plataforma educacional que personaliza a experiência e aprendizagem para atrair clientes, oferecendo educação financeira direcionada para cada perfil de investidor, de acordo com a sua jornada individual.

2021

Em linha com o desejo de prestar uma assessoria financeira personalizada para os nossos clientes, em janeiro de 2021, anunciamos a aquisição da Proseek, escola especializada na formação de profissionais para o mercado financeiro. Com essa aquisição, internalizamos uma solução completa e escalável de formação de assessores financeiros, internos e externos, permitindo melhor atender nossos clientes.

Em fevereiro de 2021, anunciamos a aquisição da Eleven Financial Research, uma das mais respeitadas casas de análises independentes do mercado brasileiro. Tal movimento reforça a crença na educação financeira como empoderamento dos investidores, ajudando-os a investir mais e melhor.

A Eleven também ajudou a fortalecer nossa divisão de Mercados de Capitais e Mesa Institucional, trazendo uma importante sinergia para nossos produtos e serviços oferecidos a clientes institucionais, em função da sua vasta cobertura e análises de emissões no mercado de capitais.

Em abril de 2021, adquirimos a Refinaria de Dados, uma startup de análise de dados baseados em processamento de big data, inteligência artificial e machine learning. O objetivo é utilizar a infraestrutura e tecnologia de coleta, pré-processamento, análise e visualização de dados da Refinaria de Dados para compreender melhor as necessidades dos nossos clientes e parceiros e, assim, aprimorar as recomendações de investimentos, produtos e serviços oferecidos pelo banco.

Por fim, ainda em abril de 2021, adquirimos a Carteira Global, uma plataforma de gerenciamento e consolidação de posições baseada em open finance, que oferece serviços tanto para nossos clientes B2C, quanto para nossos parceiros B2B. Com o objetivo de apresentar as características e os dados dos investimentos que compõem ou podem compor o portfólio dos clientes finais, por meio da Carteira Global, clientes e parceiros conseguirão acompanhar a evolução patrimonial e performance dos ativos e carteiras de investimento em apenas um local, com uma visão unificada, principalmente em um cenário em que o compartilhamento de dados será potencializado por meio do open finance.

Em abril, demos mais um importante passo em nossa história, realizando a abertura de capital (IPO), ingressando no Nível 2 de Governança Corporativa na B3 – Bolsa, Brasil, Balcão sob o ticker MODL11.

Em junho, em mais um movimento estratégico, adquirimos a VaiVoa, escola de excelência em tecnologia. Com um programa exclusivo e direcionado para a capacitação de profissionais de tech para o mercado financeiro 100% remoto, a VaiVoa treina os profissionais em habilidades essenciais de desenvolvedores de alto nível. Os inscritos aprovados recebem bolsas de estudos durante todo o período do curso e ganham uma oportunidade de salto para as suas carreiras técnicas e um ambiente propositivo para a transformação digital.

Em julho, como parte de nossa estratégia de expansão no segmento de educação financeira, fizemos a aquisição da 1Bilhão (www.1bilhao.com.br), um portal de notícias e educação financeira voltado para o varejo, com mais de 450 mil seguidores.

Em agosto, a Eleven passou a desenvolver e distribuir conteúdo customizado no Brasil em parceria com a Morningstar - líder global no fornecimento de pesquisa independente, por meio da cobertura de mais de 500 empresas listadas e 200 fundos de investimento e ETFs.

Em setembro, com o objetivo de ampliar nosso ecossistema e em linha com nossa estratégia de aumentar nossa base de crédito colateralizado para nossos clientes, firmamos contrato para compra de participação minoritária na KeyCash (11,25%, podendo chegar a 25%), fintech que busca proporcionar uma experiência ágil, prática e totalmente digital para utilização de imóveis como garantia de crédito.

Em outubro, para explorar mais um canal de distribuição de nosso ecossistema de produtos bancários, de investimentos e educacionais, adquirimos a LiveOn. O objetivo é conectar nosso ecossistema à estrutura tecnológica robusta da LiveOn e, assim, multiplicá-lo para diversas empresas, seus respectivos colaboradores e clientes, explorando o canal B2B2C de maneira escalável e assertiva.

Em novembro, assinamos contrato de compra de 100% da Galapos, tradicional boutique de M&A e assessoria do Sul do Brasil. A Galapos tem uma oferta completa de serviços de assessoria em fusões e aquisições focada na preparação, execução e, principalmente, integração pós-transação. O objetivo é agregar valor ao Modal Empresas, que ganha capilaridade e capacidade de execução frente ao aquecimento do mercado de M&A, em especial junto à forte rede de originação do Modal, formada pelos escritórios de agentes autônomos ao redor do Brasil, além de gerar sinergias internas acelerando as integrações nos M&A proprietários.

Por fim, em dezembro, dando mais um passo para fortalecer nosso ecossistema e, consequentemente, nossa estratégia do Modal as a Service, assinamos contrato de compra de 100% da W2 Digital, especializada em ofertar seguros de maneira digital. O objetivo é conectar provedores, insurtechs e seguradoras a clientes e parceiros por meio de canais digitais como apps, sites e plataformas, usando o formato white label.

Também em dezembro, a Eleven Financial Research conquistou o prêmio de Melhor Casa de Análises Independente do Brasil em 2021 pela (APIMEC-IBRI).