Nossa História

1995 - 2014
2015 - 2017
2018
2019
2020
2021

 

Nossa história começou em 1995, quando ex-sócios do Banco Garantia, com ampla experiência no mercado, fundaram o Banco Modal S.A. no Rio de Janeiro(1).

Em 1999, expandindo nossos negócios, nos transformamos em um banco múltiplo com carteira comercial e de investimentos. Nesse mesmo ano, abrimos escritório em São Paulo.

Ao longo dos anos que se seguiram, passamos a atuar também como administradores de recursos de terceiros, participamos da estruturação e coordenação de grandes operações no mercado nacional, fizemos parcerias estratégicas com grandes agentes internacionais, recebemos autorização para prestar serviços de custódia e escrituração, entre outros.

 

 

(1) Fundado por meio da aquisição do controle da Incisa S.A. Distribuidora de Valores Mobiliários, que após mudança de denominação para Modal S.A. Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, recebeu do Banco Central autorização para se transformar em banco de investimentos.

 

Nossa vocação para atuar com diferentes produtos e investimentos provocou uma oportunidade que, mais tarde, se tornaria uma transformação em todo o mercado.

Em outubro de 2015, notando a oportunidade de atender ao público pessoa física, lançamos oficialmente, por meio da Modal DTVM, o homebroker modalmais, um canal de investimentos on-line focado na pessoa física, disponível pelo portal modalmais.com.br.

Com o homebroker, passamos a oferecer produtos financeiros próprios e de terceiros para os investidores de varejo, o que representou um importante passo estratégico para nós.

 

Em 2018, em outro movimento estratégico e decisivo em nossa história, criamos o banco digital modalmais, combinando a plataforma de investimento ao banco digital – integrados em um aplicativo único.

A partir daí, passamos a oferecer aos nossos clientes produtos bancários, tais como conta-corrente sem taxas de manutenção, pagamentos de contas, transferências (TED e DOC) e cartão de débito, iniciando assim uma nova fase calcada no fortalecimento e investimento em nossa estrutura tecnológica e no aumento da base de produtos e serviços oferecidos.

 

Em 2019, realizamos a cisão das atividades de administração e custódia de fundos estruturados (focados em ativos ilíquidos) para Modal Administração Fiduciária (MAF) – e, já no ano seguinte, concluímos sua venda para a Apex Group, provedor global destes serviços financeiros.

Nossa plataforma digital se tornou ainda mais robusta, com lançamento de novo app com novas funcionalidades e recursos.

Produtos estruturados pelo nosso time de Mercado de Capitais passaram a ser distribuídos também em nossa plataforma digital, ampliando o escopo das sinergias entre nossas operações.

 

Em janeiro de 2020, diante do amadurecimento do mercado de agentes autônomos independentes (“AAIs”) e com o objetivo de gerenciar mais um importante canal de distribuição, realizamos a aquisição da Hub Capital, empresa voltada ao atendimento de agentes autônomos independentes, family offices e consultores de investimentos.

Também lançamos com exclusividade e em parceria com a Visa o primeiro cartão de crédito na América Latina com tecnologia Motion Code, oferecendo mais segurança aos nossos clientes para compras on-line.

Em junho de 2020, firmamos parceria com o Banco de Investimentos Credit Suisse, um dos maiores bancos de investimento e gestão de recursos do mundo. Com a implementação de nosso acordo, pretendemos explorar oportunidades e sinergias incluindo a oferta de uma ampla gama de produtos originados e/ou distribuídos pelo Credit Suisse aos nossos clientes; ao passo que o banco suíço poderá customizar e oferecer nossa plataforma tecnológica e integrada a serviços bancários aos seus clientes.

Em dezembro de 2020, recebemos de um grupo de investidores locais um aporte de capital no valor de R$ 258 milhões, trazendo importante reforço de capital para o fortalecimento de nossa estratégia digital.

Também em dezembro de 2020, encerrando um importante ano de nossa história, anunciamos a aquisição da Investir Juntos, uma plataforma educacional que personaliza a experiência e aprendizagem para atrair clientes, oferecendo educação financeira direcionada para cada perfil de cliente, em função de sua jornada individualizada de investimentos.

 

Em linha com o desejo de prestar uma assessoria financeira personalizada para nossos clientes, em janeiro de 2021, anunciamos a aquisição da Proseek, escola especializada na formação de profissionais para o mercado financeiro. Com esta aquisição, internalizamos uma solução completa e escalável de formação de assessores financeiros, internos e externos, permitindo melhor atender nossos clientes.

Em fevereiro de 2021, anunciamos a aquisição da Eleven Financial Research, uma das mais respeitadas casas de análises independentes do mercado brasileiro. Tal movimento reforça a crença na educação financeira como empoderamento dos investidores, ajudando-os a investir mais e melhor.

A Eleven traz também importante sinergia para nossos produtos e serviços oferecidos a clientes institucionais, em função da sua vasta cobertura e análises de emissões no mercado de capitais.

Em abril de 2021 adquirimos a Refinaria de Dados, uma startup de análise de dados baseados em processamento de big data, inteligência artificial e machine learning, com foco em desenvolvimento de produtos digitais para o mercado financeiro.

Fundada em 2017, a Refinaria de Dados é reconhecida pelos relatórios de análise de dados alternativos de perfis relevantes do mercado financeiro, tendo gerado inteligência para diversas empresas e segmentos do mercado.

A iniciativa vem para acelerar o uso de inteligência artificial para analisar dados de mercado, cujo compartilhamento deverá ser potencializado através do open-finance. O objetivo é utilizar a infraestrutura e tecnologia de coleta, pré-processamento, análise e visualização de dados da Refinaria de Dados para melhor compreender as necessidades dos nossos clientes e parceiros e assim aprimorar as recomendações de investimentos, produtos e serviços oferecidos pelo Banco.

Por fim, ainda em abril de 2021, adquirimos também a Carteira Global, uma plataforma de gerenciamento e consolidação de posições baseada em open finance que oferece serviços tanto para nossos clientes B2C, quanto para nossos parceiros B2B. Com o objetivo de apresentar as características e dados dos investimentos que compõem ou podem compor o portfólio dos clientes finais, por meio da Carteira Global, clientes e parceiros conseguem acompanhar a evolução patrimonial e performance dos ativos e carteiras de investimento em um único local, com uma visão unificada, principalmente em um cenário em que o compartilhamento de dados será potencializado através do open finance.

A Carteira Global destaca-se também na experiência integrada para o B2B, se configurando como uma importante ferramenta de auxílio na tomada de decisão de agentes autônomos, family offices e consultores de investimento, uma vez que potencializa a capacidade de prestar assessoria financeira e o acompanhamento de investimentos dos clientes finais. Os parceiros podem, inclusive, estampar sua marca própria na ferramenta, dado que a plataforma pode ser usada no formato white label.

Outro diferencial da Carteira Global é seu buscador com detalhamento completo de títulos públicos, debêntures, CRIs, CRAs, fundos de investimento, fundos imobiliários, ações, ETFs e BDRs para que investidores e assessores possam comparar rentabilidade histórica, risco dos ativos, suas características, entre outros, além de simular investimentos.

IPO

Em abril de 2021, demos mais um importante passo em nossa história, realizando a abertura de capital (IPO), ingressando no Nível 2 de Governança Corporativa na B3 – Bolsa, Brasil, Balcão sob o ticker MODL11.

 

 

 

Data da última atualização desta página – maio de 2021