Sustentabilidade

Nossa Visão Socioambiental

Nossa Política de Responsabilidade Socioambiental contém as diretrizes para as nossas atividades, incluindo relacionamento com nossos colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes no que tange aos temas sociais e ambientais.

Reconhecemos o nosso papel em apoiar a transição para uma sociedade mais sustentável, mais justa, e com maior diversidade e inclusão. Pautamos nossas decisões de negócios com base no respeito, transparência e ética.

Nosso departamento de Gente&Gestão está empenhado em garantir o crescimento do quadro de colaboradores de forma alinhada com os valores do modalmais. Para isso, está trabalhando em algumas frentes, tais como o programa de capacitação e desenvolvimento por meio da plataforma da Proseek – como mais uma forma de capacitar, engajar e motivar o corpo de colaboradores; e promoção da diversidade e inclusão do nosso quadro de profissionais, focando em maior contratação de mulheres por meio da parceria com o Fin4She (plataforma que fomenta maior igualdade de gênero no setor financeiro), além de reforçar os números de pessoas com deficiência (“PCD”) e jovens aprendizes.

Como uma instituição financeira, buscamos ir além de democratizar o acesso a produtos de investimentos.
Vemos a educação financeira como um importante fator transformacional em nosso setor. Assim, o objetivo é mais do que oferecer produtos, mas combiná-los à educação financeira para empoderamento dos nossos clientes – pois sabemos que conhecimento financeiro e investimentos andam juntos.
No campo social, procuramos contribuir na sociedade não apenas com recursos, mas com o que sabemos fazer de melhor: transmitir conhecimento financeiro.

Atualmente, apoiamos instituições com trabalhos sociais relevantes para transformar a vida das pessoas:

Associação Vencer
Associação Vencer

Fundada pelo controlador do Banco, Diniz Ferreira Baptista, a Associação Vencer é uma instituição beneficente, cujo principal objetivo é identificar e apoiar estudantes da rede pública, promovendo oportunidades a jovens talentos de comunidades periféricas. Para isso, a associação atua fortemente no apoio integral de bolsistas em colégios de referência em ensino médio da rede privada.

FESTU (Festival de Teatro Universitário)
FESTU (Festival de Teatro Universitário)

Festival voltado para jovens estudantes que desejam um espaço para mostrar e desenvolver seus trabalhos, do qual participamos orientando os grupos sobre as melhores práticas de gestão dos prêmios em dinheiro que são oferecidos para as categorias vencedoras, para que aprendam a lidar com suas finanças pessoais, além de desenvolver o olhar como empresários no setor de artes.

Filme EuSouMaria
Filme EuSouMaria

Um longa-metragem que representa a realidade da educação do jovem no sistema público, destacando a realidade socioeconômica brasileira e dando luz à necessidade de educação financeira para as famílias brasileiras. Por conta da pandemia, o projeto foi adiado, com objetivo de filmagem e lançamento para 2022. Além da produção do filme, a parceria prevê encontros entre nosso time e a equipe do longa-metragem para fomentar discussões ao redor do tema e também sobre o mercado cultural.

Projeto Cinema Nosso
Projeto Cinema Nosso

Projeto de educação em marketing digital para mulheres negras periféricas, para o qual nós levaremos conteúdos relacionados à independência financeira e empreendedorismo, ajudando-as no início de sua jornada no mercado de trabalho. Além do apoio no currículo educacional do curso, a intenção é colocar em prática um projeto em que as alunas participarão de ações de conteúdo e treinamento com nossa equipe.

Governança

Ao longo do ano de 2021, pretendemos estruturar um comitê de Environmental, Social and Governance (“ESG”) para avaliar e centralizar as frentes socioambientais já em prática no Banco, com o objetivo de aumentar a visibilidade e engajamento dos stakeholders, mapear e mitigar eventuais impactos no setor, além de ampliar a capacidade de cumprimento do nosso propósito sustentável.

Como parte desse projeto, estudos estão sendo conduzidos com uma consultoria especializada em ESG, que resultará em um plano integrado com ações de curto, médio e longo prazos, com o devido engajamento da nossa Diretoria, corpo de executivos e colaboradores.

Algumas ações estão sendo implementadas considerando a inclusão de aspectos ESG na gestão. Tais ações incluem, entre outras, o projeto de produtividade e qualidade – com a implementação de ferramentas que ajudarão os gestores no acompanhamento e desenvolvimento de suas equipes; o acompanhamento da adesão à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”), garantindo que as novas iniciativas do Banco sejam sempre implementadas seguindo todas as políticas estabelecidas na referida lei; e a revisão de todo o processo de contratação de fornecedores incluindo aspectos ESG nas políticas de compras, entre outros.

Adequação à COVID-19

Temos seguido as recomendações de saúde pública e de apoio às remediações dos impactos da pandemia da COVID-19. Nossas atividades, durante a pandemia, estão sendo realizadas por meio de um plano de trabalho remoto para os colaboradores, com a maioria da equipe trabalhando de casa, sem mudar a relação mantida com os clientes. Para os poucos colaboradores que necessitam realizar o trabalho no escritório, houve aumento da proteção por meio da disponibilização de testes de COVID-19, equipamentos de proteção e novos protocolos de segurança.

Nosso modelo de negócios baseado em operações digitais contribuiu para inibir potenciais aglomerações uma vez que não possuímos agências físicas – os clientes podem resolver todas as suas demandas e necessidades financeiras por meio de aplicativo, de maneira prática, eficiente e segura.

No âmbito social, apoiamos instituições dedicadas a arrecadar doações para compras de recursos adequados para os hospitais e arrecadamos recursos para doação de alimentos a famílias mais atingidas pela pandemia.

Resultados obtidos com o apoio do Banco:

O projeto Comunitas
O projeto Comunitas

Contou com ajuda de diversos doadores, dentre eles o modalmais, que juntos entregaram mais de 180 respiradores a hospitais.

O Movimento União Rio
O Movimento União Rio

Superou a marca de 1 milhão de Equipamentos de Proteção Individual entregues aos profissionais de saúde contribuindo na proteção dessas pessoas que prestam atendimento direto ao público, proporcionando-lhes segurança, garantindo menor contaminação e evitando o afastamento.

O projeto Mães da Favela
O projeto Mães da Favela

Recebeu mais de 600 cestas básicas compradas pelos colaboradores do modalmais que foram engajados com uma campanha interna. Com isso, centenas de famílias carentes no Rio de Janeiro e São Paulo ganharam auxílio para atravessar a pandemia.